SOBRE O MINI COELHO

     Estamos reformulando essa página.



Introdução

Os coelhos anões são excelentes animais de estimação. Existem em várias cores - brancos, castanhos, pretos, malhados - e com mais ou menos pêlo.

São muito doceis e afáveis, e mantêm-se sempre limpinhos, através de lambidelas ao pêlo. Tal como os gatos podem ser ensinados a fazer as suas necessidades num tabuleiro de areia, tornando muito fácil a limpeza do seu espaço.

Não fazem barulho, nem é necessário levá-los a passear, o que os torna excelentes animais para quem vive em apartamentos.

O seu coelho não só o conhecerá, como muitas vezes será surpreendido com ele a aconchegar-se perto de si quando estiver sentado no sofá, ou até mesmo a trepar para o seu colo.

Os coelhos têm necessidade de desgastar os seus dentes. Assim sendo, deve dar-lhe objectos para roer, de forma a evitar que ele roa os seus móveis. Também é conveniente proteger os seus fios de electricidade com calhas, para evitar que morra eletrocutado.

Uma vez que é durante a noite que os seus coelhos têm o maior pico de energia, não se esqueça mantê-los longe de objectos que possam ser perigosos para ele durante esse período.

Os coelhos anões são animais brincalhões e curiosos, que certamente contribuirão para alegrar o seu dia. Se os ouvir ronronar, então esteja certo de que eles também apreciam a sua companhia.



Saúde

Para manter o seu coelho saudável, existem pequenas situações que deve ter em atenção.

Escolha uma alimentação adequada, tendo por base o feno para evitar diarreias.

Não exponha o seu animal ao frio ou calor excessivos, já que os coelhos são muito sensiveís a variações de temperatura.

Tenha em especial atenção a pequenos perigos que podem estar ao alcance do coelho na sua casa, tais como fios eléctricos ou plantas que podem ser tóxicas para ele.

Escove o coelho em especial nas alturas de mudança de pêlo para evitar que se formem bolas de pêlo do estômago.

Mantenha o espaço do seu coelho limpo e troque a areia da gaiola sempre que a mesma já não tenha capacidades de absorção. Isto evitará infecções, já que manterá as moscas longe e evitará  a infecção de um possível corte ou ferida que o seu coelho tenha e que não seja visível.

Estes, entre outros cuidados, permitirão ao seu coelho viver com saúde por mais tempo.

Alimentação

Os coelhos comem um número muito variado de alimentos, e têm tendência a roer quase tudo o que encontram.
Todavia, para que o seu coelho se mantenha com saúde, é conveniente ter em atenção a sua alimentação.

A dieta dos coelhos passará por alimentos ricos em fibra tais como os englobados nas rações para coelhos, por feno, por vegetais ou fruta, e por água.
A ração, os vegetais e a fruta providenciarão ao seu animal de estimação as vitaminas de que este necessita. O feno não só regularizará a atividade intestinal, como lhe facilitará o trabalho de limpar a gaiola e evitará maus cheiros.

Tanto o feno como a ração são alimentos encontrados facilmente em lojas de animais ou nos hipermercados.
Não se esqueça de manter sempre água fresca ao alcance do seu coelho.

Tenha ainda em atenção que o tipo e quantidade de cada um destes alimentos que deve dar ao seu coelho dependem da idade do mesmo. Até às 3 semanas de idade o seu coelhinho só se alimentará do leite da mãe, a partir das 3 semanas para além do leite materno, ele começará a comer gradualmente feno, ração, e alguns vegetais ou fruta.

Que alimentos posso dar ao meu coelho?
A alimentação base de um coelho adulto subdivide-se essencialmente pelos seguintes tipos de alimentos:

- Ração - providenciar ao seu animal de estimação as vitaminas que lhe são necessárias.

- Feno - em quantidades ilimitadas

- Vegetais e frutas ou cascas de vegetais e frutas, dos quais damos alguns exemplos:

Vegetais:

- cenouras- bróculos- couves de bruxelas- rabanetes- beterraba- aipo- trevo- salsa

Frutas:

- maçã- bananas- uvas- pêras



ATT. Criatório Pé de Coelho
OBRIGADO